rayssa
A TERCEIRA REVOLUÇAO INDUSTRIAL E A ZONA FRANCA DE MANAUS
Trabalho solicitado pelo professor Geraldo, como requisito de obtenção de notas para a avaliação do curso de engenharia civil do primeiro período. Orientador: professor Geraldo
MANAUS
27 DE MARÇO DE 2012.
CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS
A TERCEIRA REVOLUÇAO INDUSTRIAL E A ZONA FRANCA DE MANAUS
MANAUS
27 DE MARÇO DE 2012.
Revolução Industrial
A Revolução industrial foi um processo caracterizado pelo uso de novas fontes de energia,desenvolvimento do transporte e da comunicação, aplicação da ciência na indústria, mudança de uma economia agrária baseada no trabalho manual, para uma economia dominada pela indústria mecanizada com a introdução de máquinas fabris que multiplica o rendimento do trabalho e o aumenta a produção global. Teve seu início na Inglaterra em meados do século XVIII, e assumiu uma posição de vanguarda na expansão colonial. Em pouco tempo os novos modos de produção, marcados pela passagem da manufatura à indústria mecânica, se espalharam pelo mundo. Assim, a Revolução Industrial divide-se em três períodos:
Primeira Revolução Industrial
Caracteriza-se pela energia movida a vapor usada na extração de minérios, na indústria têxtil e na fabricação de uma grande variedade de bens que antes eram feitos à mão. O navio a vapor substituiu a escuna e a locomotiva a vapor substituiu os vagões puxados a cavalos. O trabalho físico começou a ser transformado em força mecânica e teve inicio o funcionamento do primeiro instrumento universal de comunicação quase instantânea, o telégrafo.
Segunda Revolução Industrial
É caracterizada pela difusão dos