O poder da linguia
"De uma só boca, procede benção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim." Tiago 3:10
Tiago trás em sua carta um ótimo ensinamento a cerca da língua;
Um dos maiores defeitos do ser humano é falar o que não convém, Tiago qualifica o perfeito varão como aquele que não tropeça no falar, pois ele é capaz de refrear todo o corpo (Tiago 3:2), o objetivo de Tiago ao falar isso, é explicar que se alguém consegue parar de FALAR o que não agrada a Deus, conseguirá também parar de FAZER, observe que no verso 6 ele diz que a língua contamina o corpo inteiro, logo aquele que refreia a sua língua refreia também o seu corpo, isso trará mudanças significativas ao seu comportamento, Tiago ilustra esse grande ensinamento sobre refrear a língua, aos freios que são usados nas bocas dos cavalos, eles são capazes de domar todo o corpo do animal, fazê-lo parar, ou até mesmo mudar de direção, assim devemos entender que a partir do momento em que aprendemos a dominar a nossa língua tomaremos rumos corretos e que agradam a Deus.
Tiago nos ensina que devemos ser tardios também para se irar, por que a IRA é um sentimento breve e rápido, mas é nesse momento que saem as palavras que mais podem ferir, ofender e destruir uma vida!
A língua é um pequeno membro do nosso corpo, vejamos o que Tiago diz sobre isso: Tiago 3:5 "Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva". Ele se refere a língua como um pequeno órgão, que se gaba de coisas grandes, observe que esse texto fala indiretamente sobre a pessoa EGOCÊNTRICA, aquela que se gaba de seus feitos, que gosta de se promover. Vemos muito isso em nosso meio, pessoas que usam a língua para relatar coisas que lhe engrandeçam, e essa não é a vontade de Deus para nós, precisamos atentar para o que diz em João 3:30 "Convém que Ele cresça e que eu diminua." Deus não está em busca de pessoas que se promovam, mas que exaltem o