06 memoria cache
Introdução
Devido a grande diferença de velocidade existente entre o processador e a memória principal, foi desenvolvido um elemento intermediário que tem o propósito de minimizar o impacto desse problema no sistema de computação: A memória Cache.
Introdução
Principio de Localidade
Localidade
Ao acessar uma palavra na memória principal é muito provável que o processador volte a acessar essa mesma palavra novamente durante a execução dos programas
(loops).
Localidade
temporal:
Espacial:
Ao acessar uma palavra na memória principal é provável que em seguida o processador tente acessar uma palavra de memória subjacente à acessada préviamente.
Introdução
A
Memória
Cache
(MC) se baseia fundamentalmente nos princípios de localidade temporal e espacial.
Funcionando como um elemento intermediário entre a CPU e a MP e armazenando as informações que muito provavelmente serão requisitadas pela CPU.
Utilização da MC
Uma vez introduzida no sistema de computação o funcionamento do sistema é alterado de forma que antes de realizar um acesso direto a MP a informação é primeiramente buscada na Memória Cache.
Se
a informação requisitada estiver presente na
Memória Cache ocorre um acerto(hit) e a informação é transferida para a CPU em “alta” velocidade. Caso contrario ocorre uma falta (miss) e o sistema busca a informação na MP, e a transfere para a memória Cache (juntamente com outras informações determinadas pelo principio da localidade). Utilização da MC
CPU
Memória Cache
Memória Principal
Considerações sobre a Utilização da MC
Para haver aumento de desempenho do sistema é necessário que hajam muito mais acertos (hits) do que faltas (misses). de maneira que as eventuais perdas de desempenho com faltas seja sobrepujada pela taxa de acertos.
A taxa de acertos mais comum em sistemas atuais varia entre 80% e 99%, o que garante um ganho de desempenho considerável com a utilização de memórias Cache.
Tipos de Memória Cache