Memorias
Chama-se “memória” a todos os componentes electrónicos capazes de armazenar temporariamente dados. Distinguem-se assim duas grandes categorias de memórias:
Memórias voláteis Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada. São fabricadas com base em duas tecnologias: dinâmica e estática.
Dinâmicas:
A memória dinâmica é a mais barata delas e, portanto, a mais utilizada nos computadores e são aquelas que foram popularizadas como memórias RAMque significa Randomic Acess Memory (memória de acesso aleatório), significa que os dados nela armazenados podem ser acessados a partir de qualquer endereço.
Memória estática: A memória estática não necessita ser analisada ou recarregada a cada momento. Ela contêm circuitos eletrônicos conhecidos como latch, guardam a informação por todo o tempo em que estiver a receber alimentação.
Memórias Não-Voláteis: São aquelas que guardam todas as informações mesmo quando não estiverem recebendo alimentação. Como exemplos, citam-se as memórias conhecidas por ROM, FeRAM e FLASH, bem como os dispositivos de armazenamento em massa, disco rígido, CDs e disquetes. As memórias somente para leitura, do tipo ROM (sigla de Read Only Memory), permitem o acesso aleatório e são conhecidas pelo fato de o usuário não poder alterar o seu conteúdo. Para gravar uma memória deste tipo são necessários equipamentos específicos.
TIPOS DE MEMÓRIAS. Memória RAM: Significa random acess memory, ou, seja memória de acesso aleatória. Este nome não da uma boa ideia da finalidade deste tipo de memória, talvez fosse mais correto chama-la de RWM (read and write memory, ou memória para leitura e escrita). Existem alguns tipos de memória RAM que são: SIMM, DIMM, DDR, DD2, DDR3.
Funcionamento: Esta memória pode acessar os dados de forma não sequencial (ao contrário de uma fita cassete, por exemplo), acelerando em muito os processos de leitura e escrita. Qualquer setor