Estagio Educação Infantil
ESTELA LUISA KOCH
IMAGEM CORPORAL E ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO VALE DO CAÍ, RS
NOVO HAMBURGO
2011
ESTELA LUISA KOCH
IMAGEM CORPORAL E ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO VALE DO CAÍ, RS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universidade Feevale.
Orientador – Prof. João Carlos Jaccottet Piccoli, Ph.D.
Novo Hamburgo
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A adolescência é caracterizada por inúmeras transformações, e talvez as mais bruscas, tanto no âmbito biológico, emocional e social. Representa a fase da vida de maior velocidade de crescimento, o que significa alterações no tamanho, na aparência e na satisfação corporal (PAGNONCELLI, 2008).
Embora a identidade de uma pessoa seja construída ao longo da vida, é na adolescência que características como sexualidade, desejos e objetivos, se exteriorizam com maior intensidade. A formação da identidade de um adolescente se dá principalmente através da forma como percebe seu corpo. Por isso, para se compreender um adolescente, é importante ressaltar dois conceitos básicos implicados em seu desenvolvimento: a auto-estima e a imagem corporal (DEL CIAMPO e DEL CIAMPO, 2010).
A auto-estima é um indicador de bem-estar mental, uma maneira de ser, um conjunto de idéias e atitudes que cada indivíduo tem sobre si, que podem ser positivas ou negativas. Apresenta altos e baixos, que se revelam através de acontecimentos sociais, emocionais e psíquico-fisológicos (MOSQUERA e STOBÄUS, 2006). A imagem corporal pode ser definida como a maneira como o corpo aparece para nós mesmos (TAVARES, 2003).
Os adolescentes já têm um protótipo