Redes
Uma rede de computador é formada por dois ou mais computadores interligados, podendo existir uma troca de informação entre eles. Inicialmente foi concebida como um meio de compartilhar dispositivos periféricos, tais como impressoras e modems de alta velocidade, entretanto, a rápida evolução das tecnologias de redes associada à grande redução de custos dos recursos computacionais, motivou a proliferação das redes de computadores. As redes passaram então a fazer parte do cotidiano como uma ferramenta que oferece recursos e serviços, permitindo maior interação e aumento de produtividade. Diante da sua complexidade é necessário buscar uma forma de gerenciamento a fim de manter sua estrutura funcionante e a segurança das informações que são compartilhadas.
2. Finalidade das Redes de Computadores
As redes de computadores podem ser utilizadas para fins comerciais ou domésticos.
Em relação às aplicações comerciais sabemos que atualmente empresas possuem um grande número de computadores, que desempenham os mais diversos tipos de aplicações, como monitoramento, controle de produção e estoque, geração de planilhas e relatórios. Inicialmente, cada processo era feito de modo isolado, não existia nenhuma forma de correlacionamento de informações e compartilhamento de recursos. Hoje, os dados e dispositivos podem ser compartilhados e acessados por filiais em qualquer parte do mundo, além de promover uma melhor comunicação entre seus usuários.
Quanto às aplicações domésticas notamos que no início, talvez o maior objetivo para se ter um computador em casa fosse utilizar os aplicativos de texto e os jogos, porém esse pensamento mudou radicalmente com a chegada da internet, pois é permitido ao usuário doméstico acessar informações remotas, comunicação entre usuários, jogos on line e o correio eletrônico.
3. Hardware de Rede
É a parte física de um computador, formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,