As Plantas - Ornamentais, Tóxicas e Medicinais
As plantas são indispensáveis na nossa vida e na terra, isto porque elas libertam oxigénio, o que permite a respiração da maior parte dos seres vivos. Além disso, protegem os solos contra a erosão, ou seja, contra o desgaste provocado pelas chuvas ou excesso de sol. Servem de matéria-prima para a construção de mobiliário, papel, medicamentos, tintas, vernizes, perfumes, alimentação de pessoas e animais. Ou seja, as plantas tem um papel significativo em nossas vidas.
Existem grandes variedades de plantas, de vários tamanhos e de feitios diferentes, há também plantas rasteiras como musgo, arbustos, árvores tanto de tamanho médio, como grandes. Algumas têm flor, como a roseira, a amendoeira, e outras não como o musgo.
Plantas Ornamentais
Cultivadas por suas belezas e exuberâncias em cores, as plantas ornamentais são muito apreciadas na arquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos. Acredita-se que a prática do cultivo de plantas para este fim exista a milhares de anos. Espécies como o lírio branco são uma das plantas ornamentais mais antigas e devido aos registros em pinturas da Civilização Minóica, comprovou-se isso.
Exemplos:
- Amor Perfeito
É uma espécie do género botânico Viola que pertence à família Violaceae e inclui as espécies populares violetas e amores-perfeitos.
Suas flores são grandes e muito vistosas. As cores e combinações são muitas e variam de amarelo, azul, roxo, branco, rosa, marrom e negra (a mais comum). Apresenta ramagem macia, verde-escura e frágil. Inicia-se a floração no inverno e dura ao longo da primavera.
Nome vulgar: amor-perfeito, amor-perfeito-de-jardim, violeta-borboleta.
Nome científico: Viola x wittrockiana
Uso: Ornamentação de jardins e vasos
Distribuição geográfica: A espécie tem origem na Europa e Ásia e apresenta um ciclo de vida bienal (24 meses).
-Lírio
As plantas atingem, normalmente, de 1,20 a 2 metros de altura. Várias espécies de lírios também recebem