anonimato
Anonimato é a qualidade ou condição do que é anônimo, isto é, sem nome ou assinatura. Deriva do grego ανωνυμία, que significa "sem nome".
Com o advento das mensagens por telecomunicações e, em particular, pela Internet, designa o acto de manter umaidentidade escondida de terceiros.
O anonimato ocorre: quando se trata de um acontecimento ou de uma obra muito antiga, à qual não é já possível atribuir um autor; quando o autor do acto ou obra pretende deliberadamente esconder a sua identidade.
O anonimato pode ser parcial. Por exemplo, se Maria, Manuel e Joaquim detêm as únicas três chaves de um cofre, e se o cofre é roubado com uso de chave, então o autor do roubo permanece anônimo, embora deva ter sido um de três suspeitos. Ou no caso de uma obra pseudónima, sabemos o nome que o autor quis dar, embora possamos não conseguir associar esse nome a uma pessoa de carne e osso.
Ocultação de identidade e protecção de dados[editar | editar código-fonte]
Muitos países permitem aos cidadãos ocultar a sua identidade como parte do direito à privacidade, desde que os actos cometidos não sejam ilegais. De facto, a legislação sobre a protecção de dados proíbe o uso ou armazenamento de dados pessoais, como o nome ou endereço, contra a vontade da pessoa, sendo possível exigir a eliminação dessa informação de uma base de dados (com determinados limites).
Anonimato na Internet[editar | editar código-fonte]
A maioria dos comentários na Internet é feita essencialmente de forma anônima, através do uso de pseudônimos. Enquanto tais pseudônimos podem identificar seus donos, frequentemente não o fazem, deixando o autor anônimo e, segundo a Universidade de Estocolmo, criando maior liberdade de expressão e menores consequências.1 A Wikipedia é escrita colaborativamente principalmente por autores que ou usam pseudônimos não identificáveis ou usam apenas seus endereços IP, embora alguns usem pseudônimos identificáveis ou seu verdadeiro nome.
Anonimato total na Internet,