Animais domesticos
Este tema foi escolhido visando mostrar o comportamento animal, desde o seu nascimento até sua morte, de uma forma geral, não entrando em especificidades, pois estas seriam irrelevantes e inadequados na educação pré-escolar. A seqüência dos temas procurou seguir uma ordem de complexidade das informações, da mais simples para as mais complexas, levando em conta que as estruturas cognitivas são construídas gradativamente e que uma aprendizagem significativa só ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva de quem aprende. Após a definição dos temas, foram realizadas observações, em aula, de crianças pré-escolares, visando o contato com alunos pré-escolares e com a prática pedagógica nesse nível de ensino.
A responsabilidade que a criança terá ao cuidar do seu animalzinho desenvolve a autonomia, afetividade e os mais diversos sentimentos como alegria, frustração e respeito. Atenção para que os cuidados de relacionamento com o animal de estimação não se tornem uma obrigação para a criança. Ela deve estar consciente de que os animais precisam de respeito e carinho, assim como qualquer relacionamento.
O convívio com o animal de estimação influenciará nas relações futuras com os amiguinhos. A criança que convive com animais de estimação é mais afetuosa, sociável, justa e não é individualista. Além do contato com os sentimentos que precisará para lidar com outras pessoas, o animal pode trazer a experiência com a perda. A criança aprenderá sobre o ciclo da vida, desde o nascimento até a morte e o quanto isso é natural.
JUSTIFICATIVA
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. Os animais que existe na região facilitará o acesso às informações relativas ao tema. A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo