Animais domésticos
Os animais domésticos estão presentes no dia-a-dia da maioria das pessoas. O que poucos sabem é que essa relação é muito antiga. O primeiro animal a ser domesticado pelo homem foi o cão. Depois, vieram o boi, a cabra, o carneiro, o elefante, o gato, o cavalo e todos os outros que conhecemos atualmente. Além de fornecer alimentos, esses animais serviam de companhia e ajudavam os grupos humanos primitivos a sobreviver em segurança. Com o tempo, muitas espécies tornaram-se também "de estimação", conquistando o carinho e a admiração de seus donos. Nesta semana vamos conhecer um pouco mais sobre o melhor amigo do homem, que é o cão.
Objetivos:
Conhecer animal doméstico/cão.
Observar as características de um caõzinho.
Vivenciar a experiência de receber a visita de um cãozinho na escola.
2ª feira: Ler o livro “A Amizade custa pouco” da autora Gessy Carísio de Paula.
Amizade custa pouco e vale muito... É uma verdade! Mas somente para quem usa de boa vontade! Na casinha do cachorro, lá no fundo do quintal, veio esconder um gatinho com medo do temporal! O cãozinho não gostou da sua presença ali.
Rosnou, latiu, empurrou:- Já pode sair daqui!- A minha casa é pequena, não dá espaço pra dois! Onde já se viu combinarem cão e gato!... Ora, pois
O gatinho respondeu com um olhar lacrimoso: - Não faça isto comigo, o tempo está tão chuvoso! - Logo que tudo cessar, você fica... eu pulo o muro, muito embora já esteja ficando tudo tão escuro! - A noite cai bem depressa e os trovões estão tão fortes... Tenha paciência comigo, deixe-me ficar, não se importe! Está bem, disse o cãozinho, com um ar muito importante, mas chegue bem lá pro canto e que não seja implicante! E o tempo foi passando... passando... a chuva caía, caía... o vento assobiando e a enxurrada escorria...
Pela porta da casinha começou a penetrar. O cãozinho se molhando, começou a se afastar... ...mais para o fundo da casa, onde se encolheu o gatinho.
Este só olhou