Angioplastia
Angioplastia e Colocação de Stents: Procedimento e Implicações Hemodinâmicas
São Paulo
2014
Sumário
1- INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho serão apresentadas algumas doenças relativas ao fluxo sanguíneo, e também procedimentos para diminuir e até eliminar os efeitos dessas doenças.
Os principais problemas de saúde descritos serão o infarto agudo do miocárdio e também a arteriosclerose. Estas doenças, caso não tratadas rapidamente e com o procedimento correto, podem causar sérios danos à saúde do paciente, levanto até a morte do mesmo. Será descrito como estas doenças podem causar problemas no fluxo sanguíneo.
Será apresentado o principal procedimento para recuperar o fluxo sanguíneo, minimizando o efeito dessas doenças cardíacas. Este procedimento é a angioplastia. A angioplastia é, basicamente, responsável por desobstruir os vasos sanguíneos entupidos. Stents, que também serão descritos, podem ser utilizados para auxiliar nessa desobstrução.
2- DESCRIÇÃO DAS DOENÇAS
As artérias coronárias são as artérias que irrigam o miocárdio do coração, regulando o fluxo do sangue.
Existem diferentes cardiopatias associadas às patologias coronárias, sendo a mais frequente e de maior relevância médica a aterosclerose.
A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica na qual são formados ateromas ou placas compostas de lipídeos, colesterol, cálcio e tecido fibroso que se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. O volume dos ateromas aumenta progressivamente até o ponto de conseguir obstruir parcial ou totalmente algum trecho do vaso. Esta doença torna-se fatal quando afeta as artérias coronais ou do cérebro, que são os órgãos que menos tempo resistem sem oxigênio (só uns poucos minutos).
Em condições normais as paredes arteriais são lisas e elásticas, porém, além dos motivos já mencionados, com o envelhecimento elas sofrem um processo de endurecimento e reação