Angioplastia e Cateterismo
O intuito do presente trabalho é a explicação no que se diz respeito aos procedimentos de cinecoronariografia, também conhecido como cateterismo, angiografia coronária ou estudo hemodinâmico, e a angioplastia que pode ser chamada também de intervenção coronária percutânea.
Muito se questiona sobre a diferença entre eles e a necessidade da realização de um ou outro. Portanto, aqui buscaremos esclarecer as diferenças entre os procedimentos, deixando claro o modo como se realiza cada um deles, na tentativa de proporcionar o entendimento completo sobre ambos e, desse modo, sanar qualquer dúvida sobre o assunto.
Desenvolvimento
Começaremos com o cateterismo e depois passaremos para a angioplastia. A verdade é que a cinecoronariografia (cateterismo) é um exame invasivo utilizado para diagnóstico de obstrução arterial ou para identificar exatamente o local quando já se tem indícios da obstrução, como por exemplo, em infartos.
Uma anestesia local é aplicada e através da punção da artéria braquial ou femoral, um cateter é levado até o coração por meio de um equipamento especial de raios-X. Durante o exame são realizadas injeções de contraste iodado pelo cateter, o que possibilita a visualização das artérias coronárias, identificando assim, se há alguma obstrução.
O paciente é informado de que deve ser feito um jejum de 4 horas para a realização do exame, contudo, é um exame que não possui riscos maiores, apesar de existirem precauções caso o paciente esteja fazendo uso de anticoagulantes ou antidiabéticos. Nesses casos, há necessidade de suspensão ou adequação nos remédios para a realização do exame. Além disso, se o paciente já apresentou algum tipo de alergia ao contraste em outro exame, é necessário conversar com o médico que solicitou o exame para maiores orientações.
Após o término do exame, que tem duração aproximada de 30 minutos, o cateter é retirado e é feita uma compressão manual sobre o local de