Cateterismo cardíaco
Cateterismo Cardíaco
Método em que se punciona ou disseca uma veia ou artéria periférica e se introduz um tubo fino e flexível, chamado cateter, até os grandes vasos e o coração através do braço ou perna, com a finalidade de analisar dados fisiológicos (pressões cavitárias, obter amostras de sangue para dosagem do oxigênio), funcionais (débito cardíaco, volume ventriculares) e anatômicos (trajeto de cateter e injeção de contraste)
Bibliografia: Dicionário Ilustrado de Saúde
6ª Edição Revista e Atualizada. Editora Yendis
Carlos Roberto Lyra da Silva
Roberto Carlos Lyra da Silva
Dirce Laplaca Viana
Definições:
Cateterismo cardíaco, também conhecido como coronariografia ou angiografia coronariana é um exame radiológico onde podemos analisar os vasos sanguíneos. A teoria do exame é simples:
1- Escolher um vaso a ser estudado, por exemplo, as artérias coronárias.
2- Através de uma punção da artéria femoral (que fica na coxa), ou na artéria radial (no braço), introduz-se um longo cateter pela artéria aorta até chegar ao coração, no ponto onde nascem as artérias coronárias.
3- Através deste cateter administra-se seguidamente pequenos volumes de contraste venoso radiopaco fazendo com que o mesmo, ao passar pelas coronárias, "pinte-as" de modo a torná-las visíveis através de um exame de raio X. Ao invés de uma radiografia simples, na coronariografia, obtem-se várias imagens seguidas, fazendo um filme de toda a passagem do contraste pelas artérias.
Se uma das artérias estiver com seu interior preenchido por placas de colesterol que obstruam a passagem de sangue, elas também estarão obstruindo a passagem do contraste, sendo isto facilmente perceptível durante a angiografia, assim:
[pic]
A seta mostra o local exato onde há uma obstrução do vaso. Onde existe a obstrução quase não apresenta contraste em seu interior.
Cateterismo cardíaco atualmente é o melhor método para o diagnóstico das obstruções das