Angina
Angina estável ocorre durante o esforço físico, mas pode esta relacionada com estresse. Normalmente é caracterizada por uma dor subesternal não-irradiada que dura cerca de 5 a 15 minutos após o incidente causal. Os cuidados a serem tomados incluem nitrato sublingual e interrupção da atividade física que causa a angina. Normalmente a angina desaparece totalmente com o tratamento, entretanto a angina causada por estresse emocional é mas difícil de ser tratada , pois o estresse não pode ser interrompido tão facilmente quanto a atividade física.
Angina instável pode ocorrer durante o exercício físico ou estresse psicológico. A maior diferença entre angina estável e a instável é a frequência, duração e intensidade da dor, os episódios são mais frequentes, a duração de cada evento é normalmente maior que 15 minutos e a intensidade da dor pode ser mais severa. Indivíduos com angina instável estão dentro do grupo de risco para o desenvolvimento do infarto agudo do miocárdio. É menos responsiva ao tratamento utilizado de repouso e nitrato sublingual. Com frequência o individuo tem de ser hospitalizado e tratado com nitrato i.v.
Angina variante ocorre quando o individuo esta em repouso normalmente durante o despertar. O repouso não influencia a angina variante. Entretanto pode ser beneficiada pelo repouso e nitrato sublingual. Acredita-se que a angina instável e estável sejam causadas primariamente por uma combinação de oclusão arterial progressiva e isquemia. Acredita-se que a angina variante seja causada por uma combinação de oclusão e espasmo da artéria coronária. A dor é intensa e de longa duração e as arritmias são de maior ocorrência. Portanto ela é tratada de forma eficaz com bloqueadores do canal de cálcio.
Importante
A posição