Angina
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................03 1.1 Conceito ...................................................................................03 1.2 Angina estável ..........................................................................03 1.3 Angina instável ..........................................................................03 1.4 Causas ......................................................................................04 1.5 Tratamento ...............................................................................04 1.6 Farmacologia ............................................................................05
REFERÊNCIAS .................................................................................06
1. EMBASAMENTO TEÓRICO
1.1 Conceito
Angina é um sintoma doloroso, caracterizado por dor intermitente no peito ou desconforto, que ocorre quando o músculo cardíaco não está recebendo a quantidade adequada de sangue e, conseqüentemente, de oxigênio necessário para o seu funcionamento. (Cardiologia Knobel 2010)
1.2 Angina estável
É a mais comum e ocorre quando o coração trabalha de forma mais intensa que o habitual. Quando, por exemplo, existe uma obstrução da artéria coronária e redução do fluxo de sangue para o músculo cardíaco, se a pessoa fizer um esforço maior, esta quantidade de sangue pode não satisfazer as necessidades de oxigênio do coração, desencadeando a dor. Após vários episódios, é possível reconhecer esse padrão de angina e prever quando ocorrerá nova crise, como ao subir dois lances de escada. Estresse emocional, exposição ao calor ou frio, refeição abundante e fumo também podem desencadear a angina. A dor costuma desaparecer pouco tempo depois do descanso ou após o uso de medicamentos vasodilatadores, como os nitratos sublinguais. (Cardiologia Knobel 2010)
1.3 Angina instável
É mais perigosa e requer