paper
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA CIÊNTIFICA
PROFESSORA: ELI MARIA BELANI
ACADÊMICA: KARMELLYNE FRACASSO
PROJETANDO ESPAÇOS
Guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais
1. Introdução Cada projeto comercial deve representar, fiel e claramente, a imagem de uma empresa. Isso significa que o espaço ocupado por ela deve retratar e valorizar determinados conceitos intrinsecos aos produtos e aos serviços prestados. Caso a imagem empresarial não seja identificada e seguida corretamente, os produtos e serviços a ela relacionados podem ter seu valor de mercado comprometido, o que, sem dúvida, a prejudicará. A imagem de uma empresa incorpora conceitos, conhecimento, enfoques, percepção, opiniões e, principalmente, expectativas. O primeiro passo quando se pensa em projetar é verificar com os orgão públicos, principalmente com as prefeituras municipais, quais as providencis legais que devem ser tomadas. Cada prefeitura seguirá diferentes leis estabelecidas no Código de Obras do municipio em questão. Verificar as Normas Brasileiras (NBRs) editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é exencial, pois elas ditam normas válidas para edificações em todo Brasil.
1.01 Beneficios da utilização da normalização em planejamento e dimensionamento de projetos
A aplicação de uma norma pode conduzir a uma melhora na qualidade de nos produtos ou serviços. Resultando, certamente no aumento das vendas. Alta qualidade é sempre uma poderosa proposta de venda. Consumidores são raramente tentados a comprar mercadorias de qualidade questionável. Além disso, agregar qualidade aos produto ou serviço aumenta o nível de satisfação dos consumidores e é uma das melhores formas de mantê-los.
Gerar a correta percepção do negócio e dos produtos ou serviços é vital quando se quer atrair novos consumidores. As normas são um caminho