Anencefalia
RESUMO
A anencefalia tecnicamente falando é uma má formação rara que atinge o tubo neural, é caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e em alguns casos há ausência da calota craniana, essa má formação advém de defeito no momento do fechamento do tubo neural, fechamento esse que ocorre nas primeiras semanas da formação do embrião.
Ao contrário do que se pensa, a anencefalia não caracteriza necessariamente a ausência total do encéfalo, mas há situações em que pode ser observado diferentes graus de danos encefálicos, que serão determinados de acordo com a gestação.
Na prática, a palavra "anencefalia" corriqueiramente é utilizada para descrever uma má-formação fetal do cérebro. Nestes casos, o bebê pode apresentar algumas partes do tronco cerebral que podem funcionar corretamente, o que garante ao feto ou ao recém nascido algumas funções vitais do organismo, o que lhe propicia mais algum tempo de vida.
INTRODUÇÃO
1 Desmistificação da Anencefalia
Anencefalia no ponto de vista médico, é uma patologia letal, isto é, bebês que sofrem dessa má formação possuem expectativa de vida muito curta, porém, do ponto de vista prático essa expectativa não pode ser estabelecida com precisão, pois o tempo de vida desses fetos podem variar de caso para caso.
A exemplo disso pode-se citar o caso da pequena Teresa, filha de Ana Cecília e Jorge casal que participa da comunidade judaica Shalom, Teresa é uma criança anencéfala nascida no estado do Ceará que viveu 103 dias após seu nascimento.
Em depoimento dado ao blog Carmadélio, blog voltado aos milagres da fé e à comunidade judaica Shalom, Ana Cecília, mãe da pequena Teresa, descreve a experiência de vida que sua amada filha a proporcionou, e como foi valiosa a passagem da criança na sua vida, apesar de muito rápida.
Em momento algum se queixa, lamenta,