Teoria da administração
Surgimento do Estado Moderno. Os barões feudais perdem o poder dando origem aos países e cidades e Estados. Onde o numero de pessoas passam a se aglomerar na área urbana e aumentando os problemas. Com isso começa a se aperfeiçoar as estruturas e técnicas administrativas,
Foi na época do renascimento grandes artistas como Michelangelo e Da Vinci se destacaram na pintura e escultura. Renascimento foi movido por: * Contribuição do renascimento. * Valorização do ser humano colocando no centro de todos os tipos de ação. * Grandes consórcios de empresas privadas. * Separação entre os papeis do empreendedor e do empregado. * Invenção da contabilidade moderna. * Arsenal de Veneza, primeira fabrica a usar o sistema de linha de montagem. * Administração começa a tornar-se área do conhecimento. * Maquiavel publica O Príncipe primeiro manual para executivos. * Surgimento da Hierarquia enxuta do protestantismo.
Capitalismo Mercantil
Trouxe grandes mudanças nas praticas da administração dos negócios. A burguesia se torna em poderosas famílias de comerciantes e banqueiros. Chegaram até substituíram as oficinas artesanais.
Os negócios tornam-se redes, que faziam o comércio de bens em larga escala, e começaram a exportar através de fronteiras e oceanos.
O acumulo de capital e a demonstração de riquezas passou a desempenhar um importante papel, nas motivações dos proprietários das organizações de negócios.
Veneza
No século XV, na Veneza havia uma concentração de homens de negócios, que tinha uma forte presença no cenário politico. As famílias dos comerciantes que se ajuntava em sociedades, explorar oportunidades de negócios. Entre as pratica adotadas pelos comerciantes venezianos, incluíam-se: * Sociedades de famílias para construir empresas, por meios de contratos de duração limitados. * Entrega de mercadorias em consignação para distribuidor, que recebiam comissões sobre vendas. * Uso de livros de