Anemia
O que é a anemia? :
A anemia pode ser definida quando a concentração da hemoglobina encontra – se anormalmente baixa. Quando há a carência de um determinado nutriente também é considerado anemia, embora as mais consideráveis sejam a carência de ferro (anemia ferropriva), vitamina b12 e ácido fólico ( anemia megaloblástica).
A anemia ferropriva é tratada hoje como assunto de saúde publica, o sistema único de saúde (SUS) fornece o tratamento e a suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico, principalmente em gestantes para que assim seja evitado o desenvolvimento da doença, tendo em vista que crianças e gestantes estão entre os grupos de risco quando relacionado a anemia por carência de ferro.
Outro tipo de anemia é a denominada falciforme, uma deficiência genética, o individuo já nasce portador. Há uma anomalia nas hemácias sanguíneas, estas células tem um formato diferenciado do que devia ser o comum, tem uma forma de foice.
Anemia Ferropriva
A anemia ferropriva se dá quando há uma baixa ingestão ou absorção do mineral ferro. O ferro está presente nas células sanguíneas (hemoglobina), quando há uma carência deste mineral, estas células passam a ficar de um tamanho menor e são produzidas em menores quantidades, podemos ter este exemplo na figura01.
Figura - Lado esquerdo mostra um nível aceitável de hemoglobinas, ao lado direito pessoa com baixa produção de hemoglobinas.
Esta células são responsáveis pelo transporte de nutrientes, oxigênios e alguns hormônios para todos os tecidos do corpo, quando existe um diagnóstico de anemia em crianças e gestantes, é necessário iniciar o tratamento com urgência, em gestantes pode ser evitar o aborto espontâneo do feto e em crianças atrasos no desenvolvimento.
Devido ao período menstrual, mulheres possuem maiores chances de desenvolver a anemia por deficiência de ferro, a perda de sangue neste período reduz os níveis de séricos. Gestantes tem maior