anemia
Como surgiu a doença?
A doença já existia há centenas de anos na África mas com o sequestro, o acorrentamento e o transporte dos africanos pelos europeus, a ANEMIA FALCIFORME chegou as Américas, junto com a escravidão e hoje se espalha pelo mundo.
Afinal o que é a doença e como ela se manifesta?
É uma anemia causada pela alteração na forma dos glóbulos vermelhos do sangue (Hemácias). A Hemácia normal tem a forma de um disco:
A Hemácia do portador da doença pode apresentar a forma de uma foice.
As Hemoglobinas são as que dão cor vermelha ao sangue:
São responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os diversos tecidos do organismo.
Nesse formato de foice, elas não fazem esse transporte de maneira eficiente, ficando mais rígidas, dificultando a passagem através dos vasos sanguíneos mais finos, por isso vão se acumulando uma as outras, provocando a dificuldade na circulação do sangue.
O problema na circulação ocasiona a formação de trombos e micro infartos, ou seja, entupimento dos vasos. Esses micro infartos causam fortes dores e podem ocorrer város lugares do corpo. Ou seja o infarto pode ocorrer no corpo inteiro, com sérias complicações como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
As manifestações clinicas da anemia FALCIFORME variam de individuo para individuo e estão diretamente ligadas a qualidade do atendimento médico, por isso a importância do diagnostico precoce da doença.
SINTOMAS
Crise de dor: A dor é mais frequente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte