Anemia
Anemia
Introdução
Neste trabalho vamos falar um pouco do que é a anemia, mais propriamente as suas causas, consequências e sintomas.
Os nossos objectivos para este trabalho são ficar a saber um pouco mais sobre este tipo de distúrbio alimentar – anemia, que hoje em dia surge cada vez mais no nosso país e dar a conhecer os nossos resultados aos restantes colegas de turma e professora, para que estes fiquem a conhecer um pouco também um pouco mais sobre esta doença.
Desenvolvimento
O que é a anemia:
Anemia é a diminuição de hemoglobina no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, que possui o ferro responsável por levar oxigénio aos tecidos.
A anemia define-se como a concentração de hemoglobina abaixo dos limites estabelecidos pela OMS (organização mundial de saúde).
Anemia e alimentação:
O ferro é indispensável à produção de hemoglobina, cuja falta origina anemia. A carência de ferro é a causa mais comum da anemia (anemia ferropenica).
No caso de aparecimento de anemia o tratamento não pode ser feito apenas à base de alimentos ricos em ferro. Em primeiro lugar, quem sofre de anemia não sabe ao certo qual é a causa. E em segundo lugar e ainda que a origem fosse devida a uma deficiência alimentar, a reposição de ferro por via de alimentos ricos em ferro, é sempre insuficiente.
Sintomas da anemia:
• Fadiga e fraqueza • Palidez • Dificuldade de concentração • Vertigens e tonturas • Claudicação (dores nas pernas) • Dispneia (falta de ar) • Palpitações
Causas da anemia:
A anemia pode ser causada: 1- Pela perda de glóbulos vermelhos, designadamente: a) Perda de sangue aguda: hemorragia, trauma ou cirurgia; b) Perda de sangue crónica: através do intestino, sistema urinário ou reprodutivo. c) De pias para filhos: