Poluição do ar
Flávia Faria Bueno1, Alysson Rodrigo Fonseca1*, Francisco Assis Braga2 e Paulo
Sérgio Carneiro Miranda3
1Fundação Educacional de Divinópolis, Av. Paraná, 3001, 35501-170, Jardim Belvedere II, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.
2Universidade Federal de Viçosa, 35690-000, Florestal, Minas Gerais, Brasil. 3Departamento de Medicina, Universidade
Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. *Autor para correspondência. E-mail: alysson@funedi.edu.br
RESUMO. Os problemas respiratórios representam uma das principais causas de morbidades de crianças em praticamente todo Brasil, sendo a poluição atmosférica uma das principais causas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a associação entre o número de internações hospitalares de crianças por problemas respiratórios e a concentração de material particulado em suspensão no ar no município de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, no período de 2000 a 2006. A metodologia utilizada foi a da pesquisa epidemiológica nãoexperimental descritiva e exploratória, caracterizando-se num estudo retrospectivo.
Observou-se que, durante o período estudado, os distúrbios respiratórios ocuparam uma posição de destaque dentre as hospitalizações na rede pública, correspondendo à principal causa de internação com um terço do número total de internações no período. A análise dos dados evidenciou relação inversa entre a concentração de material particulado no ar e as variáveis meteorológicas. Os dados mostraram ainda uma relação direta entre a concentração de particulados na atmosfera, a qualidade do ar e o quadro epidemiológico, este último retratado pelo número de internações hospitalares de crianças por problemas respiratórios.
Palavras-chave: doenças respiratórias, poluição atmosférica, qualidade do ar, material particulado.
ABSTRACT. Air quality and number of hospital admissions for