Poluição do ar
São muitas as consequências que são geradas pela poluição, o aumento da poluição, muitas vezes causadas por ações humanas, gera grande preocupação por suas consequências causar grandes danos à natureza e também ao homem. Todos os dias nos pegamos reclamando do elevado grau na temperatura, ou da grande quantidade de chuva em pouco tempo, esses são alguns exemplos resultantes das consequências que a poluição nos traz. Uma grande preocupação quanto à poluição, é o efeito estufa, que a cada dia que passa ele vem se agravando mais e mais, causando aumento na temperatura do planeta, além de o ecossistema sofrer grandes mudanças, as quais ameaçam o planeta a se deteriorar aos poucos.
O ar, um fator indispensável para à sobrevivência dos seres humanos, como também de todo e qualquer ser vivo, está sendo comprometido principalmente devido a grande frota de veículos automotores, assim como as indústrias, que acabam liberando diversos poluentes na atmosferas, estando entre eles o monóxido de carbono, dióxido de enxofre, ozônio , óxido de nitrogênio , hidrocarbonetos , que ao se misturarem com o oxigênio (o ar), gera a produção de gases totalmente prejudicial ao bem estar da pessoas, causando grandes e consideráveis danos na saúde.
São muitas as consequências gerada pelo auto índice de poluição, danos na atmosfera, problemas ambientais, deficiência sanitária, além de que todas essas consequências faz com que outras maiores seja desencadeadas, afetando não apenas a toda população, como também o planeta todo. As principais consequências da poluição são as que seguem:
Problemas neuropsíquicos e surdez; alterações drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, gerando impactos na cadeia trófica; morte de rios e lagos; efeito estufa; morte por asfixia; destruição da camada de ozônio; chuvas ácidas e destruição de monumentos e acidificação do solo e da água; inversão térmica; mutações genéticas; necrose de tecidos;