Anemia falciforme
Professora:
Disciplina:
Aluno:
Serie: Turma: Turno:
Assunto:
Anemia Falciforme
Anemia Falciforme
O que é anemia falciforme?
A anemia falciforme é uma doença hereditária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue. A hemoglobina dentro dessas células assume formato de foice ou meia-lua ao entregar o oxigênio para os tecidos e se enrijece, enquanto a hemoglobina normal é arredondada e maleável.
Traço dos genes
1- Mãe Normal e pai com anemia falciforme r = gene alterado, R= gene normal
2- Pai com doença falciforme e mãe com traço (sadia mas portadora do gene)
r = gene alterado, R= gene normal
3- Pai portador de traço e mãe sem genes alterados r = gene alterado, R= gene normal
4- Pai e mãe portadores de traço falciforme r = gene alterado, R= gene normal
Diagnóstico de Anemia falciforme
A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.
Sintomas da anemia falciforme
A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.
Os principais sintomas da anemia falciforme são as dores causadas por essas obstruções. Ocorrem principalmente no tórax, abdômen e membros. Se as obstruções ocorrerem em vasos maiores pode levar a complicações sérias como AVE, infarto e isquemia dos membros. A obstrução de vasos da retina pode levar a cegueira.
Tratamento da anemia falciforme
Infelizmente a anemia falciforme não tem cura mas felizmente tem tratamento. O portador de anemia falciforme normalmente precisa da várias transfusões de sangue durante a vida. Além das transfusões, o tratamento desta anemia envolve uma droga chamada