Anatomia sistema respiratório
O sistema respiratório tem como principal órgão os pulmões e vários outros órgãos que conduz o ar para dentro e para fora dele, que são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.
Fossas nasais: São duas cavidades que se iniciam nas narinas e vão até a faringe, elas não separadas por uma parede chamada de septo nasal.
Faringe: É um canal que liga o sistema digestório do respiratório, o ar que entre tanto que via oral quanto pela via nasal, obrigatoriamente passa por ali.
Laringe: É a continuação da faringe, composta por partes cartilaginosas, situa – se na região superior do pescoço. Glote, é denominada a entrada da faringe, acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, ela que controla a entrada de ar e alimentos no nosso organismo, quando nos alimentamos, não conseguimos respirar e quando respiramos não alimentamos.
Traquéia: É um tubo constituído por anéis cartilaginosos, esse tudo em seu final, existe uma bifurcação, onde se segmenta os brônquios que já fazem parte do interior do pulmão.
Pulmões: São órgãos de em média 25cm de comprimento, tem em sua característica uma consistência mais esponjosa, e são protegidos por uma membrana serosa denominada pleura. Dentro dos pulmões os brônquios vão se ramificando e dando lugar a tubos cada vez mais finas chamado de bronquíolos, esse conjunto de bronquíolos pode ser chamado de arvore brônquico ou arvore respiratória.
Cada bronquíolo termina numa bolsa chamada alvéolos pulmonares que são células epiteliais achatadas.
Diafragma: É um musculo muito fino que separa o tórax do abdômen, e com o auxilio dos músculos intercostais promovem os movimentos respiratórios. Nervo frênico é o que controla os movimentos do diafragma.