Sistema Respiratório (Anatomia)
Para falarmos do sistema respiratório, é necessário conhecermos primeiro a sua função básica. A função do sistema respiratório e promover trocas gasosas entre o meio e o nosso organismo, essa troca consiste na inspiração de oxigênio e na expiração de gás carbônico. Quase todas as células do nosso corpo necessitam de oxigênio para as reações metabólicas e produção de ATP, essas reações liberam o dióxido de carbônico, cabe ao organismo assegurar a permanente concentração do oxigênio no sangue e manter o gás carbônico dentro dos limites fisiológicos que em quantidade excessiva no sangue produz acidez, condição tóxica para as células.
Todo esse processo de trocas gasosas é chamado de respiração, pode ser divida em três etapas:
Ventilação Pulmonar É o fluxo de ar do meio externo, passando pelas vias aéreas até chegar ao pulmão e posteriormente o caminho reverso.
Respiração Externa Esse processo consiste na troca de gases do ar atmosférico com o sangue, que consiste no fornecimento de O2 ao sangue, e libera de CO2, processo também conhecido como Hematose.
Respiração Interna A partir daí o sangue contido nos vasos capilares, já está rica em oxigênio vai promover essa troca gasosa com os tecidos do nosso corpo. Os vasos capilares fornecem o2 e recebem CO2 processo denominado por Respiração celular.
Localização
Todo o sistema respiratório está distribuído entre a cabeça, pescoço e tórax.
Constituição
É constituído por órgãos que são divididos segundo a sua função, sendo elas:
Zona Condutora, ou porção ou vias aéreas
Formada por cartilagens e tubos:
Nariz
Fossas Nasais
Faringe
Laringe
Traquéia
Brônquios e
Bronquíolos terminais
Nariz
Ele funciona como um escudo que protege a entrada do sistema respiratório contra a penetração de agente provenientes do