Anatomia do Sistema Respiratório
O sistema respiratório consiste dos órgãos: Nariz, Faringe, Laringe, Traqueia, Brônquios, Bronquíolos, Alvéolos Pulmonares e Pulmões (a musiquinha do Gaúcho ainda vale aqui). As funções do sistema respiratório são a de oxigenar o sangue do corpo e eliminar CO2 resultante da respiração celular. O Nariz, porta de entrada principal – e preferencial – do sistema respiratório, tem a função de umedecer, aquecer e filtrar o ar que entra no corpo.
Fossas Nasais As fossas nasais representam a primeira porção interna do corpo a ter contato com o ar aspirado pelos pulmões. Nelas o ar será aquecido, umedecido e filtrado, para que o processo da hematose ocorra com maior facilidade. A mucosa nasal produz um muco que, juntamente com os pelos nasais, servirá de filtro contra micróbios e partículas suspensas no ar. O sangue presente nos vasos circulantes do nariz aquece o ar.
Faringe A Faringe, órgão comum aos sistemas respiratório e digestório, é composta por uma camada de músculo circular na parte externa, um revestimento fino. A parte interna é de músculos esqueléticos e revestida por uma túnica mucosa (sempre úmida com o muco produzido). Possui acumulações de células do sistema imunológico, chamados de folículos linfoides. Funcionam como um “filtro” protegendo a mucosa faríngea dos micro-organismos presentes no ar e nos alimentos. Alguns dos folículos são denominado de amígdalas, volumosos e salientes. Destacam-se: as amígdalas tubárias (duas saliências situadas na faringe superior), as amígdalas palatinas (duas saliências localizadas nas faces laterais da faringe média) e as amígdalas faríngeas (situada no teto da laringe superior).
Epiglote A epiglote é uma cartilagem que divide as entradas da Laringe superior e do Esôfago superior, dividindo assim, também, os sistemas Digestório e Respiratório. Ela fecha-se quando comemos para que o alimento passe para o esôfago e abre-se quando respiramos.
Laringe A laringe é um órgão