Anatomia - sistema respiratorio
UNIDADE 3
Sistema Respiratório
Nesta Unidade, discutiremos o conceito e a importância do sistema respiratório. O conhecimento da morfologia do sistema respiratório e da sua capacidade de captação e excreção de gases é fundamental no estudo do movimento, pois os gases, sobretudo o oxigênio, são essenciais em várias reações celulares, para a produção de energia e calor.
Procure ilustrações detalhadas do sistema respiratório na internet. A descrição das principais estruturas do sistema respiratório é fundamental para um estudo funcional.
OBJETIVOS Ao finalizar esta Unidade, esperamos que você possa: Conceituar sistema respiratório; Discutir as divisões do sistema respiratório. Descrever respiratório, as estruturas fundamentais que formam o sistema
1
3.1 Conceito e Funções
O sistema respiratório é um conjunto de órgãos que promovem a respiração, que consiste na absorção de oxigênio e eliminação de gás carbônico. Observe que o órgão respiratório por excelência é o pulmão.
3.2 Divisão do Sistema Respiratório
O sistema respiratório é dividido em (fig. 1): porção de condução: conjunto de órgãos tubulares cuja função é levar o ar aos pulmões, sendo formada pelos brônquios, traquéia, laringe, faringe e nariz; e porção de respiração: formada pelos pulmões.
Figura 1 – Órgãos que compõem o sistema respiratório.
3.3 Porção de Condução
O nariz é visível externamente no plano mediano da face.A parte externa tem forma piramidal formada pela raiz, base, ápice e dorso do nariz. A parte interna é a cavidade nasal (fig. 2), divida em duas porções pelo septo nasal (fig. 3). É formada pelo vestíbulo, região respiratória e região olfatória.
2
Figura 2 – Interior da cavidade nasal.
3
Figura 3 – Septo Nasal
A faringe é um tubo muscular associado aos sistemas respiratório e digestivo (fig. 4), situado posteriormente à cavidade bucal, nasal e laringe. É dividida em três partes: a parte nasal, a parte bucal e a parte