Anatomia do sistema respiratorio
I. NARIZ
As funções do nariz são olfato, respiração, filtração de poeira, umidificação do ar inspirado, e recepção e eliminação de secreções dos seios paranasais e dos ductos lacrimonasais.
Nariz externo: parte visível que se projeta da face. O dorso se estende da raiz até o ápice. Na base, as narinas são limitadas lateralmente pelas asas. No vestíbulo, pelos rígidos constituem as vibrissas.
O esqueleto é formado por osso e cartilagem hialina. O septo nasal divide a câmara do nariz em duas cavidades nasais, e possui uma parte óssea e uma parte cartilagínea móvel de consistência mole, tendo como principais componentes a lâmina perpendicular do osso etmoide, o vômer e a cartilagem septal.
Cavidade nasal: é dividida em metades direita e esquerda pelo septo nasal. Abre-se posteriormente na nasofaringe através dos (as) cóanos/coanas. Os dois terços inferiores correspondem à área respiratória, e o terço superior é a área olfatória.
Possui um teto, um assoalho e paredes medial e lateral. As conchas nasais (superior, média e inferior) são delimitadas pelos meatos nasais (superior, médio e inferior). O recesso esfenoetmoidal recebe a abertura do seio esfenoidal. No meato nasal superior, abrem-se as células etmoidais. O meato nasal médio se comunica com o seio frontal através do infundíbulo etmoidal, sendo que a passagem que segue de cada seio até o infundíbulo é o ducto frontonasal. No hiato semilunar, abre-se o seio frontal. A bolha etmoidal, visível quando a concha nasal média é removida, é formada por células etmoidais. No meato nasal inferior, abre-se o ducto lacrimonasal.
Seios paranasais: são extensões, cheias de ar, da parte respiratória da cavidade nasal para determinados ossos do crânio, sendo denominados de acordo com a sua localização. São eles os seios frontais, etmoidais (formados pelas células etmoidais anteriores, médias e posteriores), esfenoidais e maxilares.
II. FARINGE
Estende-se inferiormente até a laringe. É