Sistema Respiratório Anatomia
É o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas entre o organismo dos animais e o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.
Origem Embriológica endoderme e mesoderme lateral esplâncnico
Arcos Branquiais
Os Arcos branquiais são uma série de estruturas "circulares" tipo osso presentes nos peixes, que suportam as guelras.originários do mesoderma.O arranjo primitivo é composto por 6 arcos, cada um constituído por pares iguais de elementos (direitos e esquerdos),ordenados de dorsal para ventral: faringobraquial, epibraquial, ceratobraquial, hipobraquial, and basibraquial. Os faringobraquiais articulam com o neurocranio, enquanto que os basibranquiais esquerdo e direito unem-se entre si (frequentemente fundindo-se num só osso). Quando fazem parte do sistema hioide, os nomes dos ossos são modificados substituindo "braquial" por "hioide" , mudando "ceratobraquial" para "cerato-hioide"
Fissura lábio Palatina FLP
É uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação.
As fissuras podem ser: unilaterais (atingem somente um lado do lábio) ou bilaterais (fendas dos dois lados do lábio), completas (quando atingem o lábio e o palato), ou incompletas (quando atingem somente uma dessas estruturas), além de atípicas assim variando desde formas mais leves, como cicatriz labial e o úvula bífida (quando a úvula aparece partida em duas), até formas mais graves, como as fissuras amplas de lábio e palato. As fissuras labiopalatais também podem se associar a outras malformações sejam elas de face ou de outras regiões do corpo. As fissuras de palato deixam o canal oral em contato com o nasal.
Trata-se de uma anomalia congénita, que ocorre durante a formação e desenvolvimento do feto, onde o paciente apresenta comunicação buco–nasal, devido a perfuração no palato, onde é