VARIÁVEIS MOTIVACIONAIS
Resumo
As organizações estão passando por grandes transformações, a questão motivar pessoas está em evidência. Ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para se comprometer, para quem quer vencer para querer aprender, para se dedicar àquilo que faz, em busca de resultados. As organizações estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e mudanças constantes, surgindo à necessidade de se buscar soluções para aumentar sua eficácia e sobreviver no mercado cada vez mais globalizado e competitivo. Ciente deste contexto, o presente artigo científico visa identificar as variáveis motivacionais necessárias aos funcionários do Santander Banespa.
Palavras-chave: Mudanças. Motivação no Trabalho. Teorias de Motivação.
Introdução
No ano 2000, os funcionários sofreram fortes mudanças com o anúncio de fusões e aquisições envolvendo as organizações Banco Santander e Banco do Estado de São Paulo (Banespa), como resultado de importantes ferramentas empresariais para se alcançar um crescimento mais rápido, capacidades superiores, presença global ou uma maior fatia do mercado.
Essas operações, geralmente não dão atenção necessária ao elemento fundamental para o andamento de qualquer negócio: as pessoas. Muitas vezes, os processos de fusão e aquisição de empresas não levam em consideração a junção de culturas diferentes e acabam gerando conflitos no qual a organização tem um grande desafio a enfrentar.
Segundo Bitencourt (2004), antes do processo de fusão deve-se atentar para os aspectos culturais, durante deve intensificar o processo de comunicação e depois colocar a pessoa certa no lugar certo. Levando então, em consideração que a junção de culturas completamente diferentes interfere no comportamento dos colaboradores envolvidos, podendo até retardar e dificultar a união. A nova cultura tem que fazer sentido para as pessoas envolvidas, os novos valores devem ser descobertos e não impostos.
O