O que pode dar errado numa franquia?
Embora as estatísticas comprovem que é bem mais seguro investir numa franquia do que criar um negócio começando do “zero”, a franquia e seu adquirente precisam preencher alguns requisitos mínimos. Vamos listar alguns fatores mais relevantes que podem “dar errado”, levando a aquisição de uma determinada franquia ser aquela exceção que serve para confirmar a regra.
O franqueador iniciar a concessão de franquias sem estar devidamente preparado: Há muitos empresários que, por irresponsabilidade, excesso de otimismo, falta de conhecimento e de orientação, ou uma combinação desses fatores inicia a concessão de franquias antes de haver testado suficientemente o conceito de negócio que pretende franquear. Ou sem um mínimo de planejamento, ou uma estrutura (pessoas, processos, ferramentas e outros) minimamente preparada para lidar com as necessidades dos franqueadores. A essência do sucesso de uma franquia está na transferência do franqueador ao franqueado, dos conhecimentos e técnicas de que este necessita para ser bem-sucedido na implantação, operação e gestão de sua réplica do negócio criado pelo franqueador.
Escolha da franquia inadequada: Nem todos podem ser franqueados e nem todas as franquias servem para todos os que têm condições econômicas de investir. Uma franquia de sucesso que serviria para um, pode ser péssima e não servir para outro. A escolha tem que ser do próprio investidor e este deve se conhecer para que possa realizar a escolha da franquia em que consiga trabalhar e somar com seus conhecimentos e competências.
Má gestão da rede (por parte do franqueador) Alguns investidores acabam não percebendo, porém, o simples fato de uma empresa conceder franquias não significa que ela não possa ter sérios problemas, cometer erros e até fracassar. É fundamental que qualquer candidato à aquisição de uma franquia esteja preparado para avaliar certos aspectos do negócio, que não precisariam ser analisados caso a