5 fatores que amea am o sucesso de uma franquia
São Paulo – Faz parte do comportamento empreendedor estar disposto a correr riscos assim como buscar a melhor forma para minimizá-los. Hoje, quem pensa em abrir um negócio com risco reduzido logo procura uma franquia. Apesar das baixas taxas de falência, as franquias também podem dar errado e existem ameaças até chegar ao sucesso.
Para evitar surpresas desagradáveis, é preciso que estar atento aos riscos que toda pequena empresa pode sofrer. “Alguns deles são controláveis, mas outros, como a economia, não. Por isso, é preciso sempre estar por dentro de tudo o que rola no seu negócio para não ser surpreendido e acabar quebrando”, alerta André Friedheim, diretor da Francap. Com a ajuda de especialistas, EXAME.com elencou as principais ameaças ao sucesso da sua franquia.
1. Perfil
Para que você mantenha o caminho correto, é preciso, antes de tudo, fazer uma autoanálise para saber se a franquia a que você se dedica está realmente dentro daquilo que você sabe fazer. “Fique atento a suas preferências, habilidades e saiba quais são as razões que o levaram a querer investir em um negócio próprio”, diz Claudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo Bittencourt.
Por exemplo, se o empreendedor tem perfil técnico, com características predominantemente conservadoras, vai ter dificuldade de operar em algo que exija habilidade comercial, criatividade e facilidade para relacionamento. Assim, é melhor investir em algo que esteja mais relacionado ao seu estilo. "Essa preocupação com o perfil adequado tem o objetivo de fazer com que o franqueado seja bem engajado no negócio e obtenha resultados positivos, o que é saudável para o próprio franqueado e para o desenvolvimento da rede de franquias”, salienta Claudia.
Aqui é preciso estar atento, também, a todos que estarão à frente da marca. “Muitas vezes o franqueador avalia o investidor, o ‘dono’ do dinheiro, e não quem vai operar”, ressalta Denis Santini, sócio-fundador da MD