Modelos Trab
UNIVERSIDADE DE UBERABA
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
UBERABA-MG
2013
RENAN GOMES COELHO
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Trabalho elaborado para a disciplina de Produção do Conhecimento Científico I, sob orientação da Professora Eliane Suzanna Vagas, do 1º Período de Psicologia.
UBERABA-MG
2013
Com base na leitura deste capítulo, pude fazer seguintes observações, ressaltando que o senso comum é um tipo de conhecimento intuitivo, não possui uma verdade que pode ser quantificada, de certa forma é adquirido através de experiências vividas, e não de um método científico , é como se fosse um experiência cotidiana , ele é ametódico. Não é um senso metodológico, sendo assim permite lhes explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto e vista psicológico. Temos como exemplo, a utilização de métodos caseiros pelos nossos ancestrais, que até hoje são usados, para cura de manifestações físicas.
O senso científico não é espontâneo, ele é objetivo. É advindo de uma hipótese, como métodos de pesquisa, que estabelece condições para seu controle, busca leis gerais para seus fenômenos, diferente do senso comum que é marcado pelo sentimento, o cientifico é racional e lógico. Pressupondo que, o senso científico utiliza de uma linguagem rigorosa, os conceitos são bem definidos para evitar múltiplos sentidos.
Mas o senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade.
O objeto de estudo da psicologia, é o homem em sua subjetividade, em que se trabalha com o comportamento, as emoções, as expressões e construção da racionalidade. A psicologia utiliza da subjetividade para a compreensão do homem, para melhor se adaptar em seu ambiente.
A psicologia é um ciência jovem, enquanto isso reside de um objeto de estudo específico, mas como ciência tem por objetivo explicar como o ser humano pode