receitas
Ingredientes para 8 a 10 pessoas
Para o bolo:
250 g + 100 g de miolo de noz
8 ovos
300 g de açúcar
100 g de Vaqueiro Líquida
200 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de canela em pó
Para a massa folhada:
1 placa de massa folhada congelada
50 g de açúcar
2 colheres de sobremesa de canela em pó
1 ovo
Para o creme:
1 lata de leite condensado cozido
3 gemas
2dl de natas
Preparação
Ligue o forno e regule-o para os 180 º C.
Pique finamente 250 g de miolo de noz e reserve.
Pincele um tabuleiro rectangular com Vaqueiro Líquida, forre com papel vegetal e volte a pincelar.
Parta os ovos separando as gemas das claras. Bata as claras com a batedeira até começar a fazer espuma, junte 1/3 do açúcar e continue a bater até estarem bem firmes.
Junte o restante açúcar às gemas e bata com a batedeira até a mistura estar fofa e esbranquiçada. Adicione a Vaqueiro Líquida e as nozes picadas e misture bem. Envolva as claras em castelo delicadamente na massa, alternando com a farinha peneirada com o fermento e a canela em pó.
Deite a massa no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
Entretanto estenda a placa de massa que já deve estar descongelada num rectângulo com cerca de 2 a 3 mm de espessura, salpique metade da placa com parte do açúcar previamente misturado com a canela e cubra com a outra metade da massa. Volte a estender com a ajuda do rolo até obter um rectângulo um pouco maior que metade do tabuleiro onde está a cozer o bolo.
Apare as bordas com uma faca bem afiada e coloque a massa sobre o tabuleiro do forno forrado com papel vegetal. Pincele com o ovo batido, pique a superfície com um garfo e salpique com a restante mistura de açúcar e canela.
Depois de cozido, retire o bolo do forno e aumente a temperatura para os 220 º C. Introduza o tabuleiro no forno e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos ou até a massa estar folhada e