ANATOMIA PARA DANÇA
Centro de Artes e Comunicação
Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística
Licenciatura em Dança
Disciplina: Anatomia para dança
Prof. Rafael Danyllo da Silva Miguel
Discentes: Adilson Saturno Diniz Maysa Rodrigues Fragoso Adelmo Luiz do Vale Junior
TRABALHO DE ANATOMIA
1)Diferenciar articulações fibrosas, cartilaginosas e sinoviais(em relação a amplitude de movimento)
As articulações fibrosas, cartilaginosas e sinoviais são assim denominadas devido à forma dos tecidos, peculiar a cada uma, interpostas entre os ossos. As articulações fibrosas promovem a junção das partes do esqueleto através de tecido conjuntivo fibroso, sendo classificadas como suturas, sindesmoses e gorfoses, derivando um estado de mobilidade muito pequeno.
As articulações cartilaginosas unem os ossos através de cartilagens, sendo subdivididas em sincodroses e sínfises, caracterizam-se pela semimobilidade e derivação de movimentos elásticos.
As articulações sinoviais, diferenciando-se das anteriores, produz uma mobilidade livre, visto que esta mobilidade requer acessibilidade no deslizamento de uma superfície óssea contra outra, o que não ocorre quando entre estas superfícies existe uma interposição de tecidos fibrosos ou cartilagíneos. Dessa forma, a presença do liquido sinovial entre as peças ósseas auxilia no grau de mobilidade desejável. Além disso, as articulações sinoviais se caracterizam pela presença de superfícies articulares, cartilagem articular, ligamentos, membrana sinovial e cavidade articular. Também pode haver nessas articulações algumas formações fibrocartilagíneas como disco e menisco que podem ajudar no processo de deslizamento das superfícies articulares.
2) Pesquisar os tipos de movimentos das articulações sinoviais
Tipos de Movimentos nas Articulações Sinoviais são:
- Deslizamento: com movimentos laterais e para frente e para trás, um pouco restritos, devido ao