Alavancas
Objetivo:
O trabalho prático realizado em laboratório teve como objetivo nortear nós como alunos em se por em prática os conceitos teóricos passados em sala e poder compreender na prática como a alavanca permite erguer pesos fazendo forças menores que o peso.
Com o desenvolvimento em laboratório ficou evidente a comprovação e a compreensão entre os valores calculados como resultante e o Cosseno de um ângulo, sendo utilizada a seguinte formula:
(FR)²=(F1)²+(F2)²+2 x F1 x F2 x COSα
Princípio do funcionamento de uma alavanca.
Tipos de Alavancas
1) interfixas ou de primeira classe onde o ponto fixo fica entre a força Exemplo: Gangorra, articulação, cabeça, atlanto axial e tesoura.
Alavanca interfixa
Fonte: http://eteviprimeiroa.blogspot.com
Alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. As alavancas podem ser divididas em três classes: interfixas, inter-resistentes e as interpotentes. A alavanca interfixa é quando o ponto apoio (A) está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R). Exemplos: gangorra, tesoura e alicate. 2) Inter-resistente ou de segunda classe onde a força resistente (F1) está entre a força potente (F2) e o ponto fixo:
Exemplo: Carrinho-de-mão, quebra nozes.
Fonte: http://concursoefisioterapia.com/
Alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. As alavancas podem ser divididas em três classes: Alavancas da primeira classe (alavancas interfixas), Alavancas de segunda classe(alavancas inter-resistentes) e alavancas de terceira classe (alavancas interpotentes). Nas da segunda classe, o ponto de aplicação da força de resistência (alavancas inter-resistentes) está entre o da força de ação e o ponto de apoio.
3) interpotente ou de terceira classe onde a força potente () está entre a força resistente () e o ponto fixo:
Exemplo: Pinça, cotovelo, ombro e tronco.
Fonte: