Instituição Polícia
A Instituição Polícia é divida em orgãos políciais no âmbito da União e dos Estados. A União , dentre outras, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, enquanto os Estados têm a Polícia Civil e a Polícia Militar , pois cada orgão tem a sua função perante o Estado . Em termos gerais , polícia tem o papel de manter a segurança das pessoas , juntamente com a aplicação da leis , mas ela e normalmente associada exclusivamente a aplicação das leis , pois a atividade policial é notavelmente mais ampla . Para além da conservação da lei e da ordem , a qual pode incluir outras atividades como o socorro em situações de acidente ou catástrofe, o planeamento urbano, a educação de menores e até a assistência social o que ocorre em certos casos .
No Brasil, são as polícias estaduais - Polícia Civil e Polícia Militar - que realizam a maioria das atividades policiais . Nas quais ambas estão subordinadas ao governador de Estado e têm suas funções definidas na Constituição Federal e nas Constituições Estaduais. A polícia civil exerce funções de polícia judiciária e apuração das infrações penais, exceto as militares, e à polícia militar cabem o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. De certa forma , a polícia civil faz investigação e a militar é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo. Essas atribuições são regulamentadas pelas leis federais e estaduais e em lei complementar no caso de algumas polícias estaduais .
Um dos aspectos mais discutidos no dias de hoje é a existencia de duas polícias estaduais , pois com a exitência de duas polícias os gastos são mais excessivos e muitos criticam por ser um modelo mais ultrapassado de segurança pública , mas a começar que cada polícia tem sua atividade distinta , a estrutura hierárquica e disciplinar também e são diferente sem contar que é necessário notar que as duas