Resenha tipologia das polícias
1POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
Monjardet, Dominique. Tipologia das Polícias. In:Dominique Monjardet. O que faz a Polícia: Sociologia da Força Pública. Ed.rev. 2002. Editora da Universidade de São Paulo, 2003, p. 281 à 291.
Carlos Flávio Góes Farias - CAP PM– CESP 2013.2
Dominique Monjardet, sociólogo francês nascido em 1943, foi um dos pioneiros na desmistificação e estudo do funcionamento da polícia e suas relações com a temática social. Escreveu várias obras sobre a sociologia das polícias, sendo uma das principais; O que faz a Polícia: Sociologia da Força Pública, expoente bibliográfico da literatura que trata sobre o contexto funcional e histórico da instituição, Polícia.
No Capítulo “Tipologia das Polícias”, o autor descreve a importância da instituição como força necessária a manutenção da Ordem Pública, levando em consideração As relações sociais existentes entre o tipo de polícia e as demandas da sociedade que são determinantes para o perfil policial vigente e consequente controle social. Esta forma de controle segundo o sociólogo francês se desenvolve em três linhas conforme o funcionamento da polícia enquanto instituição operacional pautada nos anseios da temática social vigente qual seja; a polícia de ordem, a polícia criminal e a polícia urbana. A polícia de ordem, totalitarista, garante mediante a força e coerção a expressão pura da razão do Estado, o Estado é em si só a razão precípua do existir policia.
A polícia criminal, segundo ofício identificado pelo autor, cita a polícia como policia da sociedade, com função especifica de reprimir segmentos que não corroborem com as leis estipuladas e por esse fim causem a desordem. Segundo Mojardet, “De maneira Geral, suas relações com a sociedade não são diretas, mas mediatizadas pela cúpula do aparelho de repressão penal, comumente a justiça. Acontece, além disso, que essa