Tipologia das Policiais - Resenha
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS I
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
MARCELO CABRAL RIBEIRO
RESENHA CRÍTICA
SALVADOR
2014
Nome: MARCELO CABRAL RIBEIRO
Curso: CESP
Data: 03/04/2014
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Monjardet, Dominique. O que faz a Polícia: Sociologia da Força Pública / Dominique Monjardet; posfácio Jean-Marc Erbès; tradução Mary Amazonas Leite de Barros. – Ed.rev. 2002-São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003, -(Série Polícia e Sociedade; n.10/Organização; Nancy Cardia). Capítulo VI –Tipologia das Polícias
2. APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA
O autor e sociólogo Dominique Monjardet, nasceu na França no ano de 1943. Seu trabalho sobre as policias, com ênfase na polícia francesa, tornou-se matéria obrigatória para os estudiosos no tema. Em sua análise, Monjardet identificava as dimensões da instituição policial e discutia suas interligações com poder, a política e a sociedade como um todo. As três dimensões – institucional, organizacional e profissional da instituição policial eram essenciais quando estudas de forma simultânea tornando o trabalho mais completo e acabado, sendo essa dinâmica complementada com a interface entre o próprio sistema policial e a sociedade a que serve.
3. PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA O autor propõe uma individualização do papel da policia, notadamente a francesa, identificando suas características e missões e definindo seus papéis.
4. BREVE SÍNTESE DA OBRA
Da obra, extraímos o capítulo “Tipologia das Polícias”, o autor discute sobre a polícia ou a soberania da polícia, que nada mais é do que o papel do poder que a jurisdição estatal exerce sobre a sociedade. Podemos entender que essa força policial visava controlar, através de unidades de policiamento especializado, todos os movimentos coletivos, inclusive com o uso da força.