Evolução da arquitetura no Brasil
ARQUITETURA
NO BRASIL 2
FAU UGF
DOCENTE:
William Seba Mallman Bittar
EVOLUÇÃO
URBANA E
INVENTÁRIO
ARQUITETÔNICO
DISCENTES:
Alexandre Moraes
ARQ 559
2013.1
20.07.13
Pedro Fonseca
Objetivos:
Analisar as transformações ocorridas em sítios urbanos (bairros ou cidades) desde a origem até final do século XX, possibilitando uma análise preliminar sobre o traçado local além da evolução estilística da arquitetura. Estas informações, além dos subsídios para a análise da cidade, também desenvolvem a observação crítico-analítico, associando conteúdos de arquitetura no Brasil, evolução urbana e restauração do Patrimônio Cultural, todos integrantes do currículo mínimo.
Introdução:
Esta avaliação tem como objetivo a análise das transformações ocorridas em sítios urbanos, ou seja, nos bairros ou cidades da cidade escolhida por cada grupo, desde a sua origem até o final do século XX. Isto possibilita aos alunos uma análise preliminar sobre as modificações do traçado local além da evolução estilística e funcional da arquitetura nestes determinados bairros designados a eles.
Além de servirem como subsídios para a análise da cidade como um todo, isto “obriga” o aluno a desenvolver uma análise crítico-analítico através da junção dos conhecimentos da história da arquitetura no Brasil, da evolução urbana propriamente dita e da restauração de patrimônios culturais. A área de estudo a ser analisada restrita-se ao bairro da Tijuca – VIII Região
Administrativa - na cidade do Rio de Janeiro.
Cada ficha constará:
Identificação do edifício com seu nome e endereço.
A foto atual.
Implantação.
Tipologia estilística.
Identificação da área de estudo:
Resenha Histórica:
A Tijuca é vista como um dos bairros mais tradicionais e de urbanização mais antiga do Rio e é considerado um bairro de classe média à classe média alta.
O bairro se localiza próximo ao Centro e à Zona Sul da cidade, mas não tão próximo da Barra