estudo de caso estacio
MBA EM GESTAO DE SAUDE E ADMINSTRAÇÃO HOSPITALAR
HINGRID GOMES AMORIM DA CUNHA
Trabalho da disciplina Administração Geral
Vitória
2014
A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, possui regulamentado hoje 11 (onze) unidades administrativas. Essas unidades são regulamentadas pela Lei Complementar nº 348 de 2005. Todas as 11 (onze) unidades tem subdivisões com chefias de núcleo.
A lei supracitada define bem as responsabilidades e deveres de cada cargo, bem como sua remuneração. Esses são cargos de provimento em comissão.
Mensalmente o secretário estadual de saúde, se reúne com cada unidade administrativa para se inteirar do que está sendo implantado e desenvolvido pela SESA. Para este link, cada chefe de unidade administrativa se reúne com as chefias de seus núcleos de trabalho.Todo desenvolvimento institucional é lançado em um programa de computação mensalmente. Este programa traça seu aproveitamento de acordo com as metas traçadas e alcançadas.
O gráfico final gerado é analisado pelo diretamente pelo Governador do Estado, que por sua vez, é fiscalizado pelos deputados, e estes fiscalizados pelo povo. Quando é necessária a tomada de decisões, o governador chama seus assessores a fim de estabelecer orçamento, fidelidade jurídica e outros itens importantes para o sucesso do projeto.
Dentre o pouco que pode ser observado, a secretaria de Saúde está organizada nos moldes da teoria da organização burocrática, já que ela segue todos os pontos principais dessa teoria: 1 - A secretaria Estadual de Saúde é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito.
É baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar, e confere às pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre os subordinados e também os meios coercitivos capazes de impor a disciplina.
2 - Caráter formal das