Hiperdia
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
UNIDADE ACADÊMICA DE SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
COMPONENTE CURRICULAR: SAÚDE COLETIVA II
DOCENTE: PROª: LIDIANE LIMA DE ANDRADE
ROTEIRO DA SESSÃO TUTORIAL: HIPERDIA
Jéssica Pontes
Julyana Falcão
Lara Reis
Maria Teresa
Mariélisson Urbano
Miriam Maria
CUITÉ-PB
2014
PROGRAMA HIPERDIA:
Conforme o Portal de Saúde do Ministério da Saúde, O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, foi criado em 2006 como uma das estratégias do Programa Viva Melhor, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.
O Sistema HiperDia foi desenvolvido com os objetivos principais de permitir o monitoramento dos pacientes atendidos e cadastrados na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS) e gerar informações para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos, de maneira sistemática, a estes pacientes.
(FERREIRA & FERREIRA, 2009)
Tem como papel principal o constante monitoramento e cuidado com a saúde, combinados a um estilo de vida saudável.
Para participar do HiperDia, o assistido precisa estar inscrito no programa Viva Melhor. O acompanhamento e a intervenção preventiva são realizados mensalmente, pelo do Médico Vinculador Assistencial (MVA), que encaminha o paciente com hipertensão e diabetes para o especialista (cardiologista, endocrinologista, nutricionista). Além disso, o MVA orienta os assistidos sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis e dos cuidados preventivos com a saúde, tais como alimentação e atividades físicas.
O Hiperdia nos permite quantificar os pacientes por patologia e sexo. Também se tem a possibilidade de se obter percentuais de faixas etárias, raça,