alavanca
O presente trabalho tem como objetivo constatar que ao aumentar o tamanho da alavanca, a força mínima aplicada necessária para levantar um peso no ponto oposto é menor
Introdução:
Na Física, o termo máquinas simples é reservado à pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia. Assim como uma roldana, um martelo, uma tesoura, um plano inclinado, as roldanas são exemplos de máquinas simples. Conceitos e princípios físicos como força, torque, trabalho realizado pela aplicação de uma força, de equilíbrio na translação e rotação explicam a vantagem mecânica desses instrumentos. Situações simples do dia-a-dia evidenciam o uso das “máquinas simples” que são utilizadas desde muito tempo e que foram transmitidos de geração em geração. Alguns exemplos simples podem ser citados: 1. Para levantar um automóvel é necessário um macaco ou um guincho que faz uso de uma roldana. 2. Para levantar caixotes pesados num degrau grande, pode-se usar um plano inclinado. 3. Os barris de cerveja podem ser empurrados para cima de um caminhão de transporte, rolando-os num plano inclinado. Dentre esses, vários exemplos podem ser citados do uso de máquinas simples no dia-a-dia. São bastante utilizados, pois facilitam a execução de uma tarefa com menos força ou menos desgaste físico.
O que é uma alavanca?
Alavanca é uma máquina simples que consiste normalmente em uma barra rígida móvel em torno de um ponto fixo, chamado de ponto de apoio ou fulcro. O efeito de qualquer força aplicada à alavanca faz com que esta gire em relação ao ponto de apoio. A força rotativa é diretamente proporcional à distância entre o fulcro e a força aplicada. No tipo mais comum de alavanca, aplica-se um esforço relativamente pequeno à ponta mais distante do fulcro, para levantar um grande peso próximo a este.
Os elementos de uma alavanca
Toda alavanca é composta por três elementos básicos:
- PF –