Alavancas
Alavancas
Alavancas
Relatório elaborado por Rafael Reis nº 52184
Data da realização da experiência: 03/04/2012
Introdução
Com este trabalho prático pretendeu-se a familiarização com o conceito de equilíbrio e com o momento da força e a sua aplicação em máquinas simples.Uma máquina é considerada simples quando é constituída de uma só peça.
Nas máquinas simples estão associados três elementos: Força potente - força capaz de produzir ou de acelerar o movimento; Força resistente - força capaz de se opor ao movimento; Um elemento de ligação entre potência e resistência, que pode ser um ponto fixo, um eixo ou um plano.
E deste terceiro elemento que surge então os três tipos principais de máquinas simples: Alavanca, roldana e plano inclinado.
Neste trabalho foi abordada a alavanca, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto.
Material utilizado
Este trabalho teve como objectivos:
1. Medir as forças necessárias para o equilíbrio da alavanca: para distâncias simétricas e assimétricas relativamente ao eixo de rotação;
2. Medir as forças necessárias para o equilíbrio da alavanca: para distâncias iguais e diferentes relativamente ao eixo de rotação.
Montagem da experiência 1- Como funciona uma alavanca
Procedimento (variação de l2):
Ajustamos os zeros do dinamómetro na sua posição de trabalho.
1. Suspendemos o suporte de massa com uma massa total mt = 100 g do na marca 10, do lado esquerdo da alavanca.
- Equilibramos o sistema com o dinamómetro na marca 10 do lado direito da alavanca. Registámos a força numa tabela 1 (Fig.1);
- Movemos sucessivamente a carga para as posições marcadas com 8, 6, 4 e 2 do lado esquerdo e meça a força F que é necessário aplicar, na posição simétrica do lado direito, para equilibrar o sistema. Registámos os valores na tabela 1.
2. Suspendemos o suporte