Dança Para Crianças - Maternal
Introdução
A dança pode trazer grandes contribuições para o desenvolvimento infantil, especialmente na fase pré-escolar, em que a criança tem suas habilidades mais importantes sendo formadas. Através da dança, a criança aprende a agir livremente no espaço, a interagir com as pessoas ao seu redor e a expressar sentimentos e ideias de formas diferentes.
Por ser uma atividade coletiva e lúdica, a dança facilita os relacionamentos interpessoais, o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança e do senso de responsabilidade. Por meio do faz de conta, através das atividades lúdicas e simbólicas características das aulas nessa fase da infância, as crianças aprendem a compreender o ponto de vista do outro, a desenvolver habilidades na resolução de problemas sociais e a expressar sua criatividade.
Além de proporcionar muitos benefícios físicos, como aumento da resistência corporal, postura e flexibilidade. Há também um efeito terapêutico em dançar: ao expressar alegria, tristeza, raiva e euforia (através da dança lúdica), a criança tem a possibilidade de lidar melhor com seus problemas.
Sobre as Aulas
Na faixa etária que vai de 2 a 6 anos, ainda não se trabalha a técnica do ballet clássico, com todas as suas regras e normas rígidas não compatíveis com o desenvolvimento físico e psicológico da idade. O que se pretende é colocar a criança em contato com a dança de forma geral, deixá-la familiarizada com o universo do ballet, e principalmente despertar o gosto pela dança!
Para tanto, as aulas são compostas de muitas atividades lúdicas, priorizando a criatividade, o uso dos movimentos naturais de cada um, a descoberta do próprio corpo e de suas habilidades motoras. Os exercícios visam trabalhar ritmo, lateralidade, musicalidade, coordenação motora e deslocamento espacial.
Alguns eventos especiais do Casulo Encantado, como a Festa Junina, fazem parte do programa das aulas de ballet e são importantes para que os alunos entrem em