Anamnese
HIPOTRICOSE: é caracterizado por uma tríade de sinais que inclui cabelos ralos ou muito esparsos (hipotricose ou atricose), dentes anormais ou ausentes (anodontia ou hipodontia) e incapacidade de transpiração ou de produzir suor devido à falta de glândulas sudoríparas.
ALÓPECIA: a redução parcial ou total de cabelos ou pêlos numa zona de pele. Esta condição pode ter várias causas, sendo que a mesma pode ter uma progressão contínua como pode ter tratamento imediato.
HIRSURTISMO: defini-se como a presença de pelos terminais na mulher, em regiões anatômicas consideradas características do sexo masculino.
ANONÍQUIA: Caracterizado pela ausência de unhas.
MICRONÍQUIA: Malformação das unhas, caracterizada pela sua pequenez.
LEUCONÍQUIA: Descoloração total ou parcial da unha; manchas brancas na unha.
ESCLERONÍQUIA: Medida e espessamento e secura anormais, simultâneos, das unhas.
HIPERIDROSE: é uma condição caracterizada pela transpiração anormalmente aumentada, além do exigido para a regulação da temperatura corporal.
HIPOIDROSE: Secreção anormalmente diminuída de suor.
ANIDROSE: Doença da pele em que há redução ou ausência da secreção de suor.
ONICOFAGIA: Hábito de roer as unhas de modo complusivo, que se manifesta quando um indivíduo se encontra em situação de estresse, nervosismo, tédio ou de ansiedade.
PARONÍQUIA: Infecção da pele que fica ao redor das unhas dos dedos das mãos ou dos pés.
ONICÓLISE: Descolamento da unha. Elas se soltam, podendo até descolar-se do leito ungueal. Quando não estão fixadas firmemente, as unhas se danificam rapidamente e os detritos se acumulam sob elas. Pode ocorrer em indivíduos que, tomando medicamentos, se expõem ao sol; em geral há dor e ocorre descoloração.
Agente Causador
Grau de Contaminação
Grau de cicatrização
ODINOFAGIA
Micloplasma
95% dos casos
4 a 12 semanas