Anamnese
A anamnese consiste em trazer de volta à mente todos os aspectos relacionados ao paciente e a doença. É parte mais importante da medicina, pois é nela que se desenvolve a relação médico-paciente. A escolha do(s) exames(s), a decisão diagnóstica e terapêutica precisa será fruto de uma boa anamnese colhida.
Existem cinco possibilidades e objetivos fundamentais da anamnese: estabelecer a relação médico-paciente; conhecer a história clínica do paciente e os seus fatores pessoais, ambientais e familiares envolvidos; estabelecer os apectos do exame físico; determinar os exames complementares; e se chegar a um diagnóstico preciso, para que se possa iniciar a terapêutica.
A anamnese é basicamente uma entrevusta com a reconstituição dos fatos.O médico deve ficar atento para não se deixar levar por uma idéia preconcebida.
A história clínica não se resume apenas no registro de uma conversação,mas a elaboração crítica dos dados colhidos, a qual será conduzida pelo examinador que será capaz de estabelecer o significado exato das expressões usadas e da coerência das correlações.
O médico deve estar imbuído da vontade de ajudar o paciente a relatar seus padecimentos,e para isso, recomenda-se que ele utilize uma dessas técnicas: facilitação(postura,ações e palavras que encorajem o paciente), esclarecimento(o médico procura definir de maneira mais clara o que o paciente está relatando), contraposição(quando o médico questiona sobre algo que o paciente parece esconder), interpretação(o médico faz uma observação do comportamento ou do relato do paciente), respostas empáticas(compreensão ou aceitação de algo relatado pelo paciente), reflexão(repetição de palavras que o médico achou importante ao longo da fala do paciente).
Após a coleta de alguns dados do paciente, através do seu relato, o médico deve estabelecer o sintoma-guia de sua história clínica.
O sintoma-guia é o sintoma ou sinal que permite recompor a história da doença atual com mais