Analítica I
Professora: L 13/02/2012
Pasta 4 – C.A Psico
Carl Gustav Jung (1875-1961)
05/03/12
*Liébault Clínico humanista que percebe que muitos de seus pacientes melhoram com indução. Cria o método de hipnose.
*Bernheim Com a hipnose de Liébault, cria a escola de Nancy, estudava as histéricas.
*Charcot Cria a escola de hipnose de Sapetrière.
*Janet Ideias de dissociações e subpersonalidades.
Jung diz que o método da hipnose foi abandonado por Freud, pois estamos interessados dela se apropriar de seus sintomas conscientemente, não inconsciente.
*Palavras chaves do texto: Hipnose, trauma, predisposição (sequencia de fatos que facilitam a ocorrência, mas também a intensidade dos conflitos) e psicogênico.
*Existem conflitos eróticos, mas esse é apenas um das fontes de conflito. A libido, para Freud, era uma derivada da energia sexual. Jung tira esse caráter tipicamente sexual da libido.
*Freud estava muito interessado no fator biológico (a influência do instinto no conflito), Jung da especial atenção para o fator cultural, os significados adquiridos ao decorrer da vida, e como esses significados influenciam na psicogênese do sintoma.
*A mente humana tem certas características atemporais, simplesmente pelo fato de ser uma mente humana, é o básico que todos nós compartilhamos.
12/03/12
CAP. II – A teoria do eros.
Em um conflito erótico, só a aparência parece ser consciente, ao passo que a verdadeira paixão da paciente fica oculta.
Na neurose existem duas tendências, que estão em estrita oposição uma à outra, sendo que uma delas é inconsciente.
O neurótico é apenas um caso específico o de pessoa humana em conflito consigo mesma, tentando conciliar dentro de si natureza e cultura.
*Processo Cultural: Consiste na repressão progressiva do que há de animal no homem; é um processo de domesticação do que não pode ser levado a efeito sem que insurja a natureza animal, sedenta de liberdade.
*O neurótico participa,