Analogia Historica
Introdução
Realizar uma previsão de demanda significa predizer necessidades antes que elas realmente aconteçam (ARCHER, 1980). Para este fim, normalmente utilizam-se dados históricos da empresa, informações sobre ambiente e outras variáveis que possam interferir na demanda de um determinado produto. A previsão de demanda tem um papel muito importante nas empresas, pois fornece informações para que seus diversos setores planejem e controlem de forma adequada todas suas ações (TANWARI & BETTS, 1999). Os resultados da previsão são a base para a definição de modificações no nível de mão-de-obra, fluxo de caixa, definição de promoções de vendas, gestão de estoques e capacidade, entre outras atividades.
Os múltiplos métodos utilizados para a realização de previsões são classificados em qualitativos e quantitativos. Previsões baseadas em opiniões de especialistas são chamadas de previsões qualitativas, e, normalmente, são utilizadas quando os dados históricos inexistem ou são escassos (PELLEGRINI & FOGLIATTO, 2001). Métodos baseados em dados históricos são conhecidos como métodos de previsões quantitativas. Atualmente, com o propósito de encontrar a melhor previsão, estão sendo desenvolvidos diversos estudos sobre previsões por analogia e combinação de previsões.
A idéia de elaborar uma metodologia de previsão de demanda de novos produtos se mostra muito oportuna, visto que produtos com ciclo de vida cada vez menor são uma tendência crescente, fazendo com que a substituição de produtos e o lançamento de novos produtos sejam bastante freqüentes.
Analogia quer dizer semelhança, relação, afinidade. Utiliza-se este modelo principalmente para lançamento de novos produtos, uma vez que esta técnica visa comparar o produto que se pretende prever com um similar, partindo-se do princípio de que a demanda para este novo produto será similar a do produto já existente.
De acordo com Lemos e Fogliatto (2007) quando já existe um mercado